5 Dicas para ficar tranquilo no dia do vestibular

Está chegando o dia de colocar todo o seu conhecimento à prova!

Com nossas 5 dicas para ficar tranquilo no dia do vestibular, o seu nervosismo será só mais um adversário que vai ficar para trás!

Detectando a ansiedade

Primeiro de tudo, você tem de aprender a detectar sinais de pânico e ansiedade para, assim, começar a colocar os nervos no lugar.

Esta é a primeira e mais importantes das nossas 5 dicas para ficar tranquilo no dia do vestibular!

Numa questão de matemática, por exemplo, se você rói a unha e as mãos começam a suar, a ansiedade está chegando. Veja outros sintomas:

  • Taquicardia;
  • Gagueira;
  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Nervosismo;

Nessas horas, o mais indicado é parar tudo, relaxar e respirar bem fundo… Veja como evitar sintomas assim!

Planeje seu caminho

Qualquer um fica mais seguro ao enfrentar situações rotineiras. Assim, para evitar sustos e imprevistos, confirme o endereço da prova e refaça o trajeto antes do Dia D.

Ainda mais se você nem conhece o endereço!

Antes do exame

Estudar na véspera do vestibular é inútil e você ainda pode criar mais ansiedade. Sendo assim, o que conta é o que você aprendeu durante todo o ano!

Das nossas 5 dicas para ficar tranquilo no dia do vestibular, essa parece mais fácil: essa é a hora de você relaxar!

Saia com amigos, assista a filmes, namore e tenha bastante lazer. O que vale é esquecer dos exames (pelo menos vale tentar!) por algumas boas horas…

Durante o exame

Quer se sair bem na prova no dia do vestibular? Na hora do vamos ver, esqueça a concorrência!

Como não é permitida a entrada de “bola de cristal” na sala de provas, não há como saber quem vai se sair melhor ou pior que você.

Apenas procure aproveitar seu tempo da melhor forma que você puder. Mas sem achar que está numa corrida, certo?

Nossa sugestão aqui é deixe todas as questões difíceis para o final. Isso por que, caso o tempo esteja chegando ao fim, o que você acha que acertou já está garantido!

E tem mais: o estresse pode desencadear ansiedade e atrapalhar você no caso de tentar resolver o que sobrou de dúvida.

Modere no almoço

Mesmo que você esteja com uma ansiedade, não exagere no prato!

Claro é sadio estar alimentado (e hidratado) para, que nenhum fator interno tire ou diminua a sua concentração. Assim, prepare um almoço com alimentos leves e pouca ou zero gordura!

Certamente a mais gostosa de nossas 5 dicas para ficar tranquilo no dia do vestibular, vale também levar um lanche natural e leve para a hora que você precisar de energia extra!

Quer praticidade? Leve um doce ou barra de cereal para saborear durante o exame, pois isso vai revigorar sua concentração se bater cansaço.