Cartão de crédito: como controlar seu cartão de crédito

Apesar da facilidade que os cartões de crédito proporcionam as pessoas, eles podem se tornar uma armadilha: um bom planejamento e conhecimento necessário pode evitar que você entre em dívidas e perca o controle das finanças.

Disciplina com o cartão de crédito

Quem tem um cartão de crédito deve ser antes de tudo disciplinado. Deve ter em mente o que e quando realmente precisa realizar uma compra, evitando gastos desnecessários. Lembrando que, ter um limite muito alto muitas vezes não é bom, pois foge do controle e muitas vezes não corresponde com a real situação financeira.

 

Limite-se a apenas dois cartões de crédito

Controlar um cartão de crédito já é difícil, administrar vários é pior ainda. O recomendado é que tenha, no máximo, dois cartões de crédito, com bandeiras diferentes, se necessário.

Lembrando que, é importantíssimo evitar as inúmeras opções de cartões oferecidos em lojas, pois pode se tornar uma bola de neve, caso não saiba utiliza-los.

Data de vencimento da fatura próxima ao salário

Essa dica é algo que todas as pessoas deviam ter em mente: assim que receber o salário, a pessoa já pagar a fatura do cartão de crédito, evitando atrasos e cobranças adicionais – multas, por falta de dinheiro no fim do mês.

Pagamento do valor total da fatura do cartão de crédito

Pagar o mínimo ou parcelar a dívida do cartão de crédito, é algo muito comum entre as pessoas. Porém elas se esquecem dos altos juros cobrados, e cai de novo, naquela história de bola de neve, onde nunca tem fim.
O ideal e recomendado é sempre quitar as faturas mensais totalmente.

Saber onde e o quanto foi gasto no cartão de crédito é algo fundamental. Vale a pena apostar em uma planilha no computador, uma caixinha para guardar os comprovantes de compra ou até mesmo em aplicativos no celular para controlar os gastos. Uma pessoa organizada, com certeza é alguém que fará do cartão de crédito seu amigo e não um vilão.