Como você lida com o estresse?

lida com o estresse

Uma  pergunta comum da entrevista que você pode ser feita é: “Como você lida com o estresse?” Você precisa estar preparado para responder, porque o entrevistador não quer ouvir que você nunca fica estressado. Afinal, todo mundo sente estresse de uma vez ou outra no trabalho. Em vez disso, o empregador quer ver se você sabe como a pressão afeta você e como você a gerencia.

Para responder a essa pergunta com sucesso, você desejará fornecer exemplos específicos de como você lidou bem com o estresse no passado. Você também pode fornecer exemplos de momentos em que a pressão realmente fez de você um funcionário mais produtivo.

Dicas para responder perguntas da entrevista sobre o estresse

A melhor maneira de responder a essa pergunta é dar um exemplo de como você lidou com o estresse em um trabalho anterior. Dessa forma, o entrevistador pode obter uma imagem clara de quão bem você trabalha em situações estressantes.

Outro maneira muito boa de responder também é contanto quais problemas você já teve com o estresse, como por exemplo a ejaculação precoce. E falar que você teve que ir em um especialista do assunto para cuidar do seu estresse. Afinal, Ejaculação precoce qual médico procurar é o urologista

Evite mencionar um momento em que você se coloca em uma situação desnecessariamente estressante. Por exemplo, não compartilhe uma história sobre um momento em que você estava estressado porque procrastinou e teve que concluir um projeto rapidamente. Em vez disso, descreva uma ocasião em que você recebeu uma tarefa difícil ou várias tarefas e subiu para a ocasião.

Você também não deve se concentrar muito em como estressado você se sentiu. Embora você deva admitir que o estresse acontece, enfatize como você lidou com o estresse, e não como isso o incomodou. Se possível, evite dizer que você está estressado por uma situação que será comum no trabalho para o qual você está se candidatando.

Você pode até considerar mencionar como um pouco de estresse pode ser um motivador útil para você. Você pode fornecer um exemplo de uma vez que o estresse de um projeto difícil ajudou você a ser um trabalhador mais criativo e produtivo.

Exemplos das melhores respostas

  • A pressão é muito importante para mim. Boa pressão, como ter muitas tarefas para trabalhar ou um prazo final, ajuda-me a permanecer motivado e produtivo. Claro, há momentos em que muita pressão pode levar ao estresse; No entanto, sou muito habilidoso em equilibrar vários projetos e cumprir prazos, o que me impede de me sentir estressado com frequência. Por exemplo, uma vez eu tive três grandes projetos vencidos na mesma semana, o que foi muita pressão. No entanto, como criei uma programação que detalhava como dividir cada projeto em pequenas tarefas, concluí todos os três projetos antes do tempo e evitei estresse desnecessário.
  •  Eu tento reagir a situações, ao invés de estresse. Dessa forma, a situação é tratada e não se torna estressante. Por exemplo, quando lidei com um cliente insatisfeito, em vez de me concentrar em me sentir estressado, concentro-me na tarefa que tenho em mãos. Acredito que minha capacidade de me comunicar efetivamente com os clientes durante esses momentos ajuda a reduzir meu próprio estresse nessas situações e também reduz qualquer estresse que o cliente possa sentir.
  •  Eu realmente trabalho melhor sob pressão, e descobri que gosto de trabalhar em um ambiente desafiador. Como escritor e editor, eu prospero com prazos e projetos múltiplos. Acho que quando estou sob a pressão de um prazo, posso fazer alguns dos meus trabalhos mais criativos. Por exemplo, meu artigo mais recente, pelo qual ganhei um prêmio de redação regional, foi atribuído a mim apenas alguns dias antes da data de vencimento. Eu usei a pressão desse prazo para aproveitar minha criatividade e foco.
  •  Eu sou muito sensível às nuances da dinâmica de grupo. Se houver uma quantidade insatisfatória de estresse dentro da equipe, também posso sentir algum estresse. Então, o que eu faço é tentar ouvir proativamente as preocupações das pessoas ao meu redor, verificando com frequência para ver se elas mesmas estão sob estresse. Se forem, penso em como posso ajudá-los com sua carga de trabalho para que o estresse coletivo da equipe não se agrave. Quando a equipe está feliz, estou feliz.

Gerenciando o estresse durante a entrevista

Entrevistas de emprego são estressantes para a maioria das pessoas. Mesmo que você tenha entrevistado muito, pode ser um desafio manter a calma e ser organizado. Você está conhecendo novas pessoas em um novo ambiente e está tentando vender suas credenciais para alguém que possa ser seu próximo chefe.

Uma grande parte do manuseio do estresse é a preparação. Certifique-se de pesquisar a empresa com antecedência e praticar respondendo perguntas comuns da entrevista. Quanto mais você pratica, mais confortável você se sentirá na entrevista.

Você também pode reduzir o estresse evitando pensamentos negativos (“não vou conseguir esse emprego”) e, em vez disso, visualizando uma entrevista bem-sucedida (por exemplo, imagine ter interações positivas com o entrevistador). Faça essa visualização nas horas antes da entrevista.

Se você começar a se sentir estressado pouco antes da entrevista, tente respirar fundo ou dois para relaxar. Durante a entrevista, sinta-se à vontade para respirar ou tomar um gole de água antes de responder a uma pergunta. Isso lhe dará tempo para se recompor e preparar sua resposta.

Sua linguagem corporal durante a entrevista também pode ajudar a transmitir que você está relaxado. Tente evitar mexer demais. Fique em pé e olhe o entrevistador nos olhos (mas não olhe). Ao parecer calmo e confiante, você se sentirá confiante.

Ser capaz de lidar efetivamente com uma entrevista de emprego estressante indicará aos empregadores que você também será capaz de lidar com o estresse no ambiente de trabalho.

Perguntas relacionadas à entrevista

Seu entrevistador fará várias perguntas sobre você, como “Conte-me sobre sua habilidade pessoal mais forte” ou “Por que você quer esse emprego?” Revise essas  perguntas da entrevista sobre você  para estar pronto com as melhores respostas.

Existem muitos tipos diferentes de perguntas que o entrevistador pode fazer, então é bom estar pronto. Confira essas  perguntas e respostas da entrevista e reserve algum tempo para praticar. Talvez até encontre um amigo ou colega que esteja disposto a fazer o papel do entrevistador para que você possa praticar em voz alta.

Finalmente, o entrevistador também perguntará se você tem alguma dúvida sobre a empresa ou sobre o trabalho, por isso é bom ter alguns prontos para não aparecer em branco. Leia sobre a empresa e as pessoas que trabalham lá e também veja essas  perguntas da entrevista para fazer .