Cotar empréstimo: Como fazer cotação de empréstimo online

Atualmente, a internet já é acessível a grande parte da população e vem facilitando diversas das nossas tarefas cotidianas. Além de nos possibilitar maior agilidade em todos os tipos de serviços bancários, já é possível inclusive cotar empréstimo 100% online. Veja nesse artigo o como cotar empréstimo sem sair de casa, pela internet.

Acesse o site da instituição

Grandes bancos, instituições financeiras independentes, cooperativas e até lojas varejistas já oferecem e seu site opções para cotar empréstimo. Basta acessar o site da instituição do seu interesse e fornecer os dados solicitados.

Uma opção interessante para cotar empréstimo é acessar sites agregadores, estes sites apresentam informações consolidadas em uma plataforma única, e é uma boa forma de começar a sua busca. Esses sites tornam o processo de busca mais ágil do que acessar todos os sites individualmente. Além de ser uma ótima forma de conhecer novas opções de instituições que você não teria considerado a princípio.

Informações necessárias

Para cotar empréstimo, normalmente as instituições solicitam informações bem simples, como valor do crédito e prazo de pagamento. Algumas outras solicitam também informação de renda, local de residência e até se há restrições em seu nome.

Apenas para cotar empréstimo não é necessário comprovar as informações fornecidas, porém, no momento da contratação, a empresa solicitará comprovantes para realizar a análise de crédito.

Compare as opções

A melhor forma de comparar as diversas opções de empréstimos é através do CET (Custo Efetivo Total) da operação, essa taxa engloba todos os custos envolvidos da operação de crédito.

É importante utilizá-la uma vez que não são só os juros da operação que devem ser considerados, mas também custos como IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e outras taxas que variam dependendo da instituição. Ao cotar empréstimo em sites agregadores eles já fornecem o CET de todas as opções.