Dicas para aumentar a testosterona

A testosterona é um hormônio masculino responsável pelas características sexuais do gênero, como exemplo, engrossamento da voz, crescimento de pêlos, aumento da libido, ganho de força, hipertrofia e outros. Com o passar do tempo ocorre uma diminuição desse hormônio, normalmente, aos 30 anos de idade.

Muitos homens, principalmente os praticantes de atividades físicas, buscam maneiras de repor e regular os níveis de testosterona. É comum optarem até mesmo por produtos como o gel macho macho para melhorar o desempenho sexual.

Mas, existem maneiras de aumentar a testosterona de forma natural, seguindo dicas simples. Confira:

COMA GORDURAS MAIS SAUDÁVEIS

Existe uma certa preocupação com o consumo de gorduras, mas o consumo adequado de gorduras boas favorecem inúmeros benefícios para o organismo. A produção de testosterona está relacionada ao consumo de gorduras na dieta. Diminuir o consumo de gorduras diárias de 40% para 25%  boas, também diminuiu significativamente a produção de testosterona.

Mas nem todos os tipos de gorduras são saudáveis ​​e nem todos agem da mesma maneira. As gorduras mono e gorduras saturadas (animal) são benéficas para a produção de testosterona.

Ácidos graxos ômega-3, além de ser muito bom para sua saúde cardiovascular, também são essenciais para ter efeitos positivos na produção de testosterona.

As gorduras trans ou hidrogenada , além de ser cancerígenas, têm efeitos negativos sobre os hormônios, evite gorduras trans a todo custo .

Consumir mais gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, azeitonas, pistaches, amêndoas …) e animal saturadas (carne, ovos, manteiga, laticínios …). Consumir mais ácidos graxos ômega-3 (peixe azul e frutos do mar) e reduzir o consumo de ácidos graxos ômega-6(óleos vegetais, sementes …).

Eliminar as gorduras trans completamente de sua dieta (margarina, biscoitos, alimentos de padaria, industrializados …), estas são as verdadeiras gorduras ruins, muito prejudiciais à saúde.

ATENTE-SE AO CONSUMO DE ZINCO

Os níveis de zinco também estão relacionados ao nível de testosterona. O aumento do consumo de zinco acima das quantidades diárias recomendadas não fará com que você produza mais testosterona, mas uma oferta insuficiente desse mineral pode diminuir os níveis do hormônio.

Se você tem uma dieta completa e equilibrada, não é necessário adicionar nenhum suplemento à sua rotina. Mas se você não é capaz de cobrir as quantidades diárias recomendadas de zinco em sua dieta, consulte seu médico para orientação suplementar.

TREINAMENTO DE FORÇA E ALTA INTENSIDADE

Treine sua força e você estará dando razões reais para o seu corpo produzir mais testosterona. A testosterona é responsável por regular o crescimento e o desenvolvimento muscular . Após o treinamento de força, seu corpo produz mais testosterona para fortalecer seus músculos. É uma forma natural de doping.

O treinamento de força melhora o nível de testosterona em qualquer idade. Embora, obviamente, o aumento não seja o mesmo em adultos como em jovens.

O treinamento intervalado de alta intensidade e sprints também causam uma resposta hormonal benéfica em seu corpo. Para executar sprints e treinamentos intervalados e ter uma boa forma física é necessário ter  um tempo de adaptação. Mas, o treinamento de força pode começar a partir do primeiro dia, independentemente do seu nível de resistência atual. Procure ajuda de um profissional capacitado para orientações.

REDUZA O ESTRESSE E MELHORE SEU DESCANSO

O estresse é prejudicial a flora intestinal e saúde cardiovascular . E como se isso não bastasse, também impede que você diminua os níveis de gordura corporal . Praticamente todas as doenças modernas são agravadas pelo estresse e pela falta de descanso.

O estresse crônico aumenta os níveis de cortisol, hormônio que não tem boa relação com sua testosterona.

A falta de sono também faz com que os níveis de cortisol sejam maiores. O descanso insuficiente tem  praticamente os mesmos efeitos prejudiciais em seu corpo do que o estresse crônico.

Então, faça o possível para reduzir seus níveis de estresse, descansar mais e melhor.

AUMENTE SEUS NÍVEIS DE VITAMINA D

A vitamina D é outro dos micronutrientes que podem estar relacionados ao seu nível de testosterona. Certamente você já notou como a produção de hormônios sexuais aumenta à medida que o verão se aproxima. É provável que o aumento nos níveis de vitamina D devido à exposição solar tenha algo relacionado a isso. Se você não tem a possibilidade de se expor à luz solar, a suplementação com vitamina D também pode funcionar, mas não é equivalente a sintetizar essa vitamina naturalmente.

FAÇA SEXO COM MAIS FREQUÊNCIA

Esse conselho não precisa de mais explicações, você sabe que a testosterona é o hormônio sexual por excelência. Qual melhor maneira de aumentar seus hormônios sexuais do que com mais sexo?

A literatura científica também é clara. A atividade sexual afeta seu nível de testosterona em uma extensão maior do que seus níveis anteriores de testosterona afetam a atividade sexual.

Blog Lá Folia – Dicas de saúde e beleza