Empréstimos para MEI: Entenda como funciona o processo

Recorrer aos empréstimos para MEI é a oportunidade para os microempreendedores alavancarem os seus pequenos negócios. Normalmente, essa linha de crédito oferece vantagens ao empreendedor como taxas de juros baixas e facilidades.

Continue a leitura para descobrir mais detalhes de como funciona o processo de solicitação desse tipo de empréstimo e aproveite essa oportunidade para investir mais no seu próprio negócio. Saiba mais:

Onde solicitar empréstimos para MEI?

Os empréstimos para MEI podem ser solicitados em instituições financeiras tais como, Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES. Cada um desses bancos oferecem linhas de créditos vantajosas para os microempreendedores individuais de todos os setores.

O indicado é fazer uma pesquisa e simulação nessas instituições com o objetivo de avaliar as taxas de juros, condições de pagamentos e benefícios que elas oferecem.

Requisitos dos empréstimos para MEI

Para solicitar os empréstimos para MEI o microempreendedor deverá cumprir com alguns requisitos básicos, solicitados pelas instituições financeiras. Apesar de cada banco ter suas próprias exigências, normalmente as mais solicitadas são:

  • documentação pessoal: inclui documentos como RG, CPF, comprovante de endereço e certificado de microempreendedor individual;
  • projeto de investimento: é importante que você apresente a instituição um projeto de como o dinheiro do empréstimo será investido;
  • comprovante de renda: algumas instituições pedem a comprovação de renda do negócio. Por isso, imprima o seu fluxo de caixa e demais comprovantes de faturamento.

Taxas de juros dos empréstimos para MEI

Como estratégia para estimular a economia nacional e o crescimento das pequenas empresas, as taxas de juros dos empréstimos para MEI têm valores menores do que as linhas de créditos tradicionais.

Geralmente, as taxas de juros para MEI são em torno de 2% até 4% um dos mais baixos do mercado. Por essa razão, ele tem sido tão procurado pelos microempreendedores que desejam alavancar seus negócios.