Empréstimos para MEI: Veja como funciona

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de pessoa jurídica destinada à microempresas que trabalham sozinhos, mas precisam de um CNPJ. Geralmente as taxas são baixas e a maneira de abrir o cadastro é bem simples, basta fazer um cadastro no portal do empreendedor. São muitas instituições financeiras que oferecem crédito para esses empreendedores, são oferecidos como o Empréstimos para MEI.

O microempresário que está naquele processo de iniciar a sua carreira, está trabalhando por conta própria é o mesmo que precisa de um incentivo para conseguir alavancar. Com o negócio começando, ele precisa de dinheiro em caixa para conseguir investir e ter um retorno. Por isso, essa modalidade de empréstimo para mei é muito interessante, deixa claro que os grandes bancos também estão de olho nesse público, ajudando com esse ‘incentivo’.

Linhas de crédito de Empréstimos para MEI

Os empréstimos para MEI são disponibilizados através de duas linhas de crédito:

Crédito

São como empréstimos convencionais. O Microempreendedor tem a possibilidade de solicitar empréstimos para MEI em instituições financeiras públicas ou privadas. Só fique do olho nas taxas de juros, pesquise antes de contratar.

Microcrédito

O Microcrédito é um dos programas sociais do governo federal. O objetivo dele é auxiliar os microempreendedores que não estão conseguindo comprovar renda para as instituições financeiras.  Afinal, essa categoria de empreendedores só pode ter um faturamento de no máximo 120 mil anual.

Para conseguir o microcrédito o empresário não irá precisar comprovar renda, porém, é necessário que apresente algo para garantia, como um imóvel, fiador ou um grupo solidário (composto por duas ou mais pessoas que agem como fiador, se responsabilizando pela dívida em caso de não pagamento) como condição para contratação para empréstimos para MEI.

Mas, fique atento. Antes de solicitar empréstimos para MEI, faça um bom planejamento de como irá investir o dinheiro solicitado. Afinal, sem planejamento você não irá direcionar corretamente o dinheiro e terá prejuízos.