Existe uma nota mínima Enem para entrar na faculdade?

Graduação, ENEM, profissão, universidade, redação, aprovação, nota, curso, escolhas. Essas são algumas das palavras que permeiam a vida de quem deseja ingressar no ensino superior, principalmente através do Exame Nacional do Ensino Médio. São dúvidas, medos, incertezas e desafios que rodeiam o universo daqueles que sonham em entrar na faculdade.

Mas uma das grandes dúvidas que surgem entre os estudantes são: qual a nota mínima no ENEM para entrar na faculdade? Existe uma nota mínima para conseguir, ou sonhar, com a aprovação pelo ENEM? Essa nota pode mudar de acordo com o curso e a faculdade? São essas dúvidas que tentaremos sanar hoje, explicando um pouco mais sobre o ENEM e suas notas.

ENEM – o que é?

O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é um exame do governo, aplicado para estudantes que estão finalizando os estudos do ensino médio e para pessoas que tenham interesse em ingressar no curso superior, seja através do SISU, para as universidades e institutos federais e estaduais, ou para concorrer a uma bolsa do PROUNI, nas instituições particulares.

A prova do ENEM é realizada anualmente, normalmente em outubro ou novembro, composta por quatro áreas do conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias) e redação. Atualmente a prova é realizada em dois domingos, com intervalo de uma semana entre uma prova e a outra e com a prova de redação sendo aplicada em um desses dois dias.

A nota do ENEM é aceita por diversas instituições brasileiras e algumas internacionais. As universidades públicas que aceitam a nota obtida no exame utilizam o SISU como forma de ingresso, sendo responsabilidade do governo federal o cronograma, edital e divulgação dos resultados. Caso o interesse seja em instituições privadas, o aluno pode utilizar do PROUNI ou utilizar a nota para obter bolsas de estudo.

Nota mínima do ENEM

Em qualquer caso que seja a escolha do aluno para utilizar sua nota do ENEM, irá existir uma nota mínima. No entanto esse valor vai alterar de acordo com a escolha do projeto, curso e faculdade. Além da nota obtida na prova, pode existir outros requisitos para que o estudante consiga sua vaga. Explicaremos aqui como funciona a nota do ENEM em alguns casos.

  • PROUNI – para participar do programa é necessário que o aluno realize sua inscrição e participe de um processo seletivo. A nota mínima para realizar a inscrição no programa é 420 pontos nas provas objetivas e não tenha tido sua redação anulada, ou seja, nota maior que 0. No processo seletivo é utilizado a nota de corte, ela varia de acordo com o curso e faculdade escolhidos. Essa nota é estabelecida a partir da quantidade e da nota dos alunos que desejam concorrer ao mesmo curso.
  • SISU – para participar do SISU, o único pré-requisito é não ter tirado 0 na redação. No entanto as notas para aprovação funcionam no sistema de nota de corte, ou seja, a nota mínima para aprovação é estabelecida a partir da média de notas dos alunos que se inscreveram para o mesmo curso na mesma instituição.