Máquina de cartão: 6 dicas para decidir qual máquina escolher

Com a popularização e a facilidade de se adquirir um cartão de crédito, ter uma máquina de cartão tornou-se uma questão de sobrevivência dentro do competitivo mercado brasileiro.

Atualmente, existem diversas opções de máquina e muitas empresas que oferecem esse produto aos empreendedores, aumentando tanto as dúvidas como as opções no mercado.

Entretanto, o empresário deve ter em mente que mesmo sendo fácil de possuir uma maquininha, ele não pode escolhe qualquer uma e deve prestar atenção em alguns fatores.

Veja 6 dicas para escolher a melhor máquina de cartão

Para escolher uma maquininha ideal, o empreendedor deve conhecer bem seu negócio para entender as necessidades da sua loja em relação aos pagamentos feitos por cartão.

Inicialmente, o empresário deve se atentar aos custos, principalmente das máquinas alugadas. Esses equipamentos necessitam de um pagamento mensal, porém, existem maquininhas com preço fixo.

As empresas também fazem cobranças de taxas por cada transação, tendo custo diferenciado de acordo com o tipo de venda (crédito ou débito). Além disso, as taxas variam de acordo com o faturamento.

O atendimento técnico e de suporte às máquinas de cartão é outro fator importante. As melhores empresas de máquinas possuem serviço de suporte por telefone, e-mail, online, entre outros.

Muitos acabam ignorando esse ponto que é determinante para a utilização da máquina. Caso funcionamento seja comprometido, o suporte deverá ser acionado e quanto mais rápido, melhor.

Uma boa máquina passa várias opções de bandeiras, porém, no mercado é mais comum encontrar equipamentos que aceitam pagamentos com Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

É válido salientar que não são todas as máquinas que possibilitam o parcelamento, necessitando uma análise mais profunda nas taxas e juros, que podem ser repassadas à loja ou à clientela.

Por fim, o empresário deve ver se a máquina de cartão possibilita antecipação de recebíveis, existindo, inclusive, opções que efetuam essa opção automaticamente.