O que é UML

A UML (Unified Modeling Language ou “Dialeto de Modelagem Unificada”) possui diversos diagramas, cada um com sua responsabilidade de imprimir a realidade de um negócio.

Trata-se de uma linguagem visual usada para exemplar softwares baseados no protótipo de indicar objetos e interações.

Nos últimos anos, a UML consagrou-se como a linguagem-padrão de modelagem adotada pela indústria de Engenharia, havendo um rico mercado para profissionais que a dominem.

Através dos anos, a UML foi amplamente utilizada e sofreu diversas alterações importantes em seus vários diagramas, no qual são detalhados os componentes de cada diagrama e como esses interagem.

Se você busca se profissionalizar na área de desenvolvimento de software, é importante que você aprenda primeiro o básico de codificação. Para isso, indicamos este curso de PHP.

Como são divididos os diagramas da UML

Esses diagramas são divididos em duas grandes categorias: diagramas estruturais e diagramas comportamentais.

Os diagramas estruturais são usados para se individuar a estrutura do sistema, a parte estática. Exemplos:

  • Diagrama de Classes – que representa a estrutura das classes do sistema
  • Diagrama de componentes – representa uma ideia dos componentes do sistema
  • Diagrama de Pacotes que evidência os pedaços maiores do sistema – bastante empregado com diagrama de componentes, que evidência pedaços mais baixos

Os diagramas comportamentais são usados para individuar o comportamento do sistema, a parte execução do sistema.

  • Diagrama de Sequência, que demonstra como o sistema deve se comportar (ou uma parte do algorítimo se comportará em um determinado momento)
  • Diagrama de Caso de Uso demonstra como uma utilidade é usada, como ela se comportará perante de acidentes, inputs, exceções etc.

Benefícios de usar diagramas

UML auxilia bastante a deixar o design aparente para toda equipe.

Uma vez que você tem a habilidade de deixar as informações claras para sua equipe, certamente seu projeto ficará com a manutenção e evolução mais simplificada.

A maior parte da complexidade em sistemas possui sua origem na construção do modelo, na forma como o sistema foi implementado. Várias vezes a equipe de tecnologia não investem tempo no ciclo inicial do projeto, e acabam cometendo vários equívocos de avaliação e modelagem.

Isto no momento em que há modelagem, uma vez que nós profissionais sabemos que várias vezes o projeto inicia já na ciclo de codificação. Pelos mais variados motivos, onde o principal é falta de recursos iniciais e má compreensão da liderança do projeto.

Conclusão

Sem dúvida, a UML contribuiu muito para a indústria de desenvolvimento e o mercado de tecnologia como um todo.

O aprendizado e o uso correto da UML pode ajudar desenvolvedores a entenderem melhor os sistemas que estão trabalhando, mas principalmente, gerentes e líderes de projeto.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos do trabalho e também em suas redes sociais favoritas.