SISU: Como começar a faculdade por meio do SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma onde o estudante que participou do ENEM, consegue utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar e se matricular em vagas ofertadas por universidades públicas. A inscrição no SISU é gratuita e feita de forma muito simples.

A abertura do sistema é feita em dois períodos durante o ano, uma antes de o início do primeiro semestre e outra antes do início do segundo semestre letivo. Vale lembrar que as vagas ofertadas no segundo semestre são menores que no primeiro.

É normal que o processo gere muitas dúvidas, por esse motivo vamos te explicar como começar a faculdade por meio do SISU.

Como realizar a inscrição

O SISU é aberto durante quatro dias em cada uma das etapas. Para você acessá-lo, você deve utilizar o seu número de inscrição do ENEM. Após acessar a plataforma, você consegue escolher entre duas opções de curso.

Notas de corte

Após o final de cada dia, é feito um balanço geral das vagas ofertadas e assim, as notas de corte são definidas de acordo com o número de vagas de cada curso e a nota média dos candidatos inscritos para aquela vaga. Você consegue mudar o curso escolhido quantas vezes quiser durante os quatro dias, assim, você consegue analisar a sua nota e a nota de corte de cada curso.

Inscrição na universidade

Após o encerramento do prazo de quatro dias do SISU aberto, as listas de aprovação são divulgas e é iniciado o processo de inscrição na universidade. Porém, a inscrição não é algo padronizado, cada instituição determina o prazo, os documentos e o local que o aluno deverá comparecer. Por isso, é muito importante que você consulte com atenção o site da faculdade e o seu e-mail, pois, é por esses canais que a convocação será feita.