Taxa de câmbio: O que você precisa saber

Taxa de câmbio: você sabe exatamente o que é? Quando vamos fazer uma viagem internacional, ficamos tão empolgados que deixamos para trocar as moedas na última hora. É aí que mora o perigo! Se você quer aproveitar ao máximo e fazer o seu dinheiro render, precisa acompanhar a taxa de câmbio. Mas eu vou te contar certinho como você pode fazer isso.

A taxa de câmbio nada mais é do que quanto o seu dinheiro realmente vale na hora da troca. Se você vai viajar para a Europa, por exemplo, e precisa trocar reais por euros, precisa calcular quantos reais será necessário para comprar um euro.

Taxa de Câmbio: Como Calcular?

O primeiro passo, é acompanhar quanto está valendo o euro. E você pode fazer isso consultando sites especializados, jornais, revistas financeiras. Ou mais simples, é só digitar no Google: Cotação do Euro. Ou, se for outra moeda, cotação + moeda necessária.

No dia consultado, para comprar 1 euro, eram necessários 4,19 reais. Ou seja, a taxa de câmbio é 4,19 reais.

Esse valor é dinâmico e muda a cada dia. Por isso a importância de sempre acompanhar e analisar as tendências. No caso do dólar, por exemplo, o valor sobe e desce a todo momento. Estar esperto para trocar as moedas em uma queda, na menor taxa de câmbio, faz seu dinheiro render mais.

É por isso que sempre precisamos consultar a cotação da moeda.

Agora que você já sabe disso, vamos voltar a sua viagem. Você vai para Europa, está animado e não sabe quanto precisa levar em dinheiro para lá.

O primeiro passo é fazer as contas. Pesquisar preços médios de alimentação, transporte, valores para gastar com bens e passeios. Uma vez que você sabe que precisa levar uma quantia, é só fazer a conversão.

O contrário também é válido. Se você analisou suas finanças e separou 10 mil reais para levar na viagem, quanto isso vale quando convertido em euros? Qual a taxa de câmbio?

É muito simples. Avalie a taxa de câmbio do euro e dívida.

Se 1 euro é 4,19 reais, quantos euros serão 10 mil reais?

É só fazer 10 mil dividido por 4,19.

Ou seja, quando você for trocar 10 mil reais por euros na taxa de câmbio a 4,19, você terá 2.386,63 euros.

O euro é mais valorizado que a nossa moeda, por isso, realizar esse acompanhamento é fundamental.

Viu como é fácil calcular a taxa de câmbio?

Agora é só aproveitar a viagem 😉