Velocidade da internet: 3 motivos para medir a velocidade da internet

A internet se tornou indispensável nos dias de hoje. Dependemos dela para trabalhar, estudar, para interagir, para nos distrair, ver as notícias e até a previsão do tempo.

Nesse cenário, se tornou insustentável a ideia de ter uma internet lenta. A cada dia, a velocidade da internet se torna mais importante na vida dos usuários.

Por esse motivo, é importante constantemente medirmos a velocidade da internet. Para isso, existem diversos sites e softwares que realizam essa medição. A velocidade da internet muito diz sobre a qualidade da sua navegação.

Se a sua conexão estiver com baixa velocidade, você não conseguirá entrar em sites simples como o Facebook, por exemplo.

Vamos entender um pouco mais sobre os motivos para medir a velocidade da internet.

Motivos para medir a velocidade da internet

 

Saber se você está usando o que está pagando

Quando você contrata o serviço de internet, você paga por velocidade. Se você não sabe qual a velocidade da internet que está usando, não tem como saber se está usando 100% do que paga.

O serviço de internet no Brasil é um dos mais caros do mundo e a qualidade não está entre as melhores. Por isso, a importância de medir constantemente a velocidade da internet.

Você terá uma prova para contestar

Caso a internet que esteja sendo entregue realmente seja inferior à que você contratou, você terá uma prova para contestar, caso faça a medição da velocidade da internet com frequência.

Se você possui provas, pode procurar o Procon e até entrar com um processo em cima da empresa que contratou o serviço.

Não passa estresse na hora de usar a internet

Não existe nada pior do que você precisar baixar algum aplicativo, assistir um vídeo ou um filme e a internet não colaborar.

Quando você mede constantemente a velocidade da internet, você evita passar por esse tipo de situação. Isso porque você sempre saberá qual é o nível de velocidade que você tem e o quanto você pode usufruir naquele momento.

Como medir a velocidade da internet

Para medir a velocidade da internet você pode usar vários sites ou aplicativos. O site medidor de internet é uma ótima solução.

Ele mede os valores de download, upload, ping e jitter.