O que é Google Analytics e para que serve?

O Google Analytics  é usado para monitorar o status de um web site, basicamente é um serviço de análise da web com o qual você pode obter diferentes tipos de informações de um site, como o número de visitantes ou a taxa de conversões em tempo real. Com essas informações, é possível tomar as melhores decisões sobre quais aspectos alterar ou quais novas estratégias implementar para alcançar os objetivos do site.

Relatórios do Google Analytics

Você pode identificar quatro grandes grupos de relatórios:

  •         Audiência
  •         Aquisição
  •         Comportamento
  •         Conversões

Em cada um desses grupos, métricas diferentes são obtidas.

Relatório de audiência Esse relatório permite que você saiba os dados das pessoas que o visitam e está dividido em vários relatórios, como:

  •         Visão geral: fornece informações sobre as características básicas de seus visitantes, como localização geográfica e perfil demográfico.
  •         Interesses: fornece informações sobre os gostos gerais e hobbies de seus visitantes (OLHO: o Google Analytics só pode detectar essas informações de uma determinada porcentagem de usuários).
  •         Comportamento: indica, entre outras coisas, a frequência das visitas, o tempo de interação e até as informações sobre as pessoas que acessam seu website por meio de um dispositivo móvel.
  •         Tecnologia: contém informações sobre o navegador, os sistemas operacionais e até mesmo os provedores de serviços de Internet que seus usuários usam.

Relatório de Aquisição Através deste relatório, podemos identificar como os usuários chegam ao seu site. Para isso, é importante saber que existem vários canais que alimentam e fornecem dados ao Google, sendo eles: orgânicos, social e referencial.

Detalhe do Relatório de Comportamente Ele permite que você saiba como os usuários interagem com seu website. É possível ter informações sobre quais páginas visitam e qual rota seguiram. Neste relatório, encontramos outros dois particularmente úteis:

  •         Fluxo de comportamento: o relatório de fluxo de comportamento indica o caminho que os usuários seguem de uma página ou de um evento para o seguinte. Esse relatório pode ajudar você a descobrir qual conteúdo mantém a interação do usuário com o site. É muito útil descobrir qual página e qual conteúdo está causando a saída dos usuários do site.
  •         Análise de página: com o Page Analytics, você pode fazer uma avaliação visual de como os usuários interagem com seu website.

Relatório de conversões Para ver este relatório, é preciso ter ativado as conversões na sua conta do Google Analytics e configurado em seu website.

Relatórios personalizados e fáceis de compartilhar

Levando em conta todas essas funções, a quantidade de informações que podem ser obtidas do Google Analytics é enorme. Para evitar gastar muito tempo analisando os dados em busca dos que lhe interessam, é possível personalizar os relatórios gerados a partir dessa ferramenta, incluindo apenas as métricas que interessam a você no momento. Além disso, esses relatórios podem ser compartilhados com qualquer outra pessoa, de forma rápida e fácil, para que todos possam ter as informações que lhes interessam ou atendê-los. Artigo escrito por nosso convidado Nelson Willian Cofundador da Agência WnWeb – www.wnweb.com.br . Desenvolvedor front-end, especialista em SEO, marketing digital e e-commerce. Atua na área desde 2011 e ama tudo isso e ainda plataforma open-source ;). Gostar de contribuir em fóruns, blogs, grupos de Facebook e com vídeos no youtube entre no meu canal YouTube.